Notícias de saúde

Sol pode ajudar a diminuir pressão arterial

22 de janeiro de 2014 (Bibliomed). O sol tem uma função importante no organismo, pois ajuda na produção de vitamina D. Por outro lado, pessoas que evitam se expor ao sol podem desenvolver carência neste tipo de vitamina. A vitamina D tem função de proteção contra o câncer, diabetes e artrite, além de ativar o sistema imunológico.

Agora, pesquisadores do Reino Unido descobriram que a luz solar altera os níveis do óxido nítrico, uma molécula mensageira presente na pele e no sangue, reduzindo a pressão arterial. Com isso, diminui-se, também, o risco de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC).

Existem evidências que mostram que a pressão arterial e as doenças cardiovasculares variam conforme a época do ano e a latitude, sendo mais frequentes no inverno e em países longe do equador, onde a radiação solar é menor.

Os pesquisadores explicam que o óxido nítrico, junto com seus derivados, são abundantes na pele, e estão envolvidos com a regulação da pressão arterial. Quando expostas à luz solar, pequenas quantidades de óxido nítrico são transferidas da pele para a circulação, diminuindo o tônus dos vasos sanguíneos. Assim a pressão arterial cai, e, consequentemente, os riscos de doenças cardiovasculares e derrames.

Contudo, é preciso ficar atento à quantidade de exposição solar, pois o exagero pode aumentar o risco de câncer de pele, especialmente em pessoas com pele muito clara e histórico familiar de tumores na pele.

O estudo foi publicado no Journal of Investigative Dermatology.

Fonte: Diário da Saúde, 21 de janeiro de 2014

Poluição pode causar carência de vitamina D. Leia em Boa Saúde

Sol na infância reduz riscos de esclerose múltipla. Leia mais em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários