Notícias de saúde

Refrigerante diet pode engordar

20 de janeiro de 2014 (Bibliomed). É comum que pessoas em dieta optem por bebidas dietéticas, acreditando que assim ingerirão menos calorias. Contudo, pesquisa norte-americana mostra que estas pessoas consomem calorias similares àquelas que não estão em dieta e ingerem bebidas açucaradas.

A pesquisa analisou os padrões de dieta dos adultos norte-americanos relacionando o consumo de bebidas e a ingestão calórica por status de peso corporal. Os resultados apontaram para um aumento no consumo de refrigerante diet.

O estudo mostrou que indivíduos que bebem refrigerante diet normalmente têm um índice de massa corporal mais elevado e consumem mais lanches do que aqueles que bebem bebidas açucaradas.

Os pesquisadores explicam que os adoçantes artificiais, presentes em doses elevadas nos refrigerantes diet, estão associados a uma maior ativação dos centros de recompensa do cérebro, alterando a percepção de recompensa que uma pessoa experimenta a partir da ingestão de sabores doces.

Em outras palavras, entre as pessoas que bebem refrigerante diet, sensores de doces do cérebro já não podem fornecer um indicador confiável do consumo de energia, pois o adoçante artificial perturba controle do apetite. Como resultado, o consumo de bebidas dietéticas pode resultar em aumento da ingestão de alimentos em geral.

O estudo foi publicado no American Journal of Public Health.

Fonte: UPI, 16 de janeiro de 2014

Crianças que bebem refrigerantes têm deficiência de nutrientes. Leia em Boa Saúde

Consumo de refrigerantes leva a comportamento negativo em crianças. Leia em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários