Notícias de saúde

Crianças podem desenvolver transtornos alimentares

17 de janeiro de 2014 (Bibliomed). Problemas conhecidos no mundo das passarelas, a anorexia e a bulimia são distúrbios alimentares que podem afetar pessoas de diferentes idades e classes sociais. Contudo, nota-se um crescimento significativo destas entre adolescentes do sexo feminino.

Fatores genéticos e sociais estão relacionados a distúrbios alimentares, sendo que algumas características familiares, como a superproteção, o envolvimento excessivo entre os membros da família e a pouca motivação para mudanças, podem agravar o quadro.

A anorexia nervosa ocorre quando a pessoa não ingere a quantidade de alimentos necessária para suprir as necessidades nutricionais diárias. A bulimia, por sua vez, consiste na ingestão de grande quantidade de alimento seguida de indução do vômito ou diarreia, pelo uso abusivo de laxantes e realização de atividade física abusiva.

São sintomas de anorexia e bulimia a recusa em manter um peso mínimo para a idade e altura; perda de peso em causa aparente; medo exacerbado de ganhar peso; e complicações médicas. Os pais devem estar atentos para os sintomas dessas doenças e procurar ajuda rapidamente caso detecte algum destes em seus filhos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria, 14 de janeiro de 2014

Obsessão pela magreza começa cada vez mais cedo. Leia em Boa Saúde

Identificação de transtornos alimentares pode prever resultados adversos em adolescentes. Leia em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários