Notícias de saúde

Cafeína pode ajudar a melhorar a memória

16 de janeiro de 2014 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, descobriram que uma dose diária de bebida com cafeína, como café, chá ou refrigerante de cola, pode ter um efeito positivo sobre a memória de longo prazo.

O estudo envolveu participantes que receberam uma bebida descafeínada ou um comprimido de 200 miligramas de cafeína (o equivalente a uma xícara de café) cinco minutos após estudar uma série de imagens.

Foram recolhidas amostras de saliva dos participantes antes do consumo dos comprimidos, e posteriormente em uma, três e 24 horas.

No dia seguinte, ambos os grupos foram testados quanto à sua capacidade para reconhecer as imagens a partir da sessão de estudo do dia anterior. No teste, alguns dos elementos visuais foram os mesmos que as do dia anterior, alguns eram novas adições, e alguns foram semelhantes, mas não os mesmos.

Os resultados mostraram que os participantes do grupo que ingeriu cafeína foram capazes de identificar corretamente as novas imagens como similares
às vistas anteriormente. 

A capacidade do cérebro de reconhecer a diferença entre dois itens semelhantes, mas não idênticos, é chamada de separação padrão e reflete um nível mais profundo de retenção de memória, disseram os pesquisadores.

Os resultados foram publicados na revista especializada Nature Neuroscience.

Fonte: UPI, 14 de janeiro de 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários