Notícias de saúde

Uso inadequado de laxantes pode prejudicar a saúde

13 de janeiro de 2014 (Bibliomed). Usados por pessoas com problemas intestinais ou, indevidamente, por pessoas que querem perder peso, os laxantes podem trazer riscos à saúde. Por isso, as instruções de dosagem devem ser seguidas com cautela.

De acordo com o EUA Food and Drug Administration, órgão norte-americano responsável pela regulação de alimentos e medicamentos, foram relatados 13 mortes associadas ao uso de laxantes de fosfato de sódio.

As bulas de laxantes de fosfato de sódio declaram que este deve ser usado como uma dose única uma vez por dia, e por, no máximo, três dias. Igualmente importante, os consumidores que não têm uma evacuação depois de tomar uma dose oral ou retal não devem tomar outra dose do produto.

Além disso, a rotulagem instrui que o produto não deve ser consumido sem a consulta prévia a profissionais de saúde, especialmente adultos e crianças que têm doença renal, problemas cardíacos ou desidratação.

Produtos com fosfato de sódio são potencialmente associados com efeitos colaterais graves, como desidratação ou níveis anormais de eletrólitos no sangue, o que pode levar a complicações graves, como danos aos rins e, às vezes, morte.

Fonte: UPI, 10 de janeiro de 2014

Inserir fibras na alimentação ajuda a melhorar o intestino e a emagrecer. Leia em Boa Saúde
Prisão de ventre pode ser sintoma de diabetes. Leia em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários