Notícias de saúde

Gestantes comem menos frutas e hortaliças do que o recomendado

07 de janeiro de 2014 (Bibliomed). Pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, (FMRP-USP) analisou as práticas alimentares de gestantes e descobriu que o consumo de vegetais, especialmente hortaliças e frutas, é menor do que o recomendado.

Participaram do estudo 282 gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Ribeirão Preto que foram avaliadas por um profissional de nutrição. A média de consumo de frutas e hortaliças foi de 207 gramas (g) por dia, abaixo da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a população em geral, que é de 400 g.

O estudo mostrou que quanto mais próximo for o mercado (loja, supermercado, mercearia, restaurante) que vende frutas e hortaliças da casa da gestante, maior o consumo de vegetais. A qualidade dos vegetais disponíveis e ter ou não uma horta em casa não pareceu alterar o consumo desses pelas gestantes.

As gestantes que faziam quatro ou mais refeições ao dia apresentaram maior chance de consumir mais frutas e hortaliças do que aquelas que relataram menos refeições ao dia, independente de idade, classe econômica e escolaridade.

As gestantes que consideraram que consumiam frutas e hortaliças suficientes também apresentaram maior chance de consumir uma maior quantidade de frutas e hortaliças quando comparadas àquelas que não consideravam seu consumo suficiente, independente de idade, escolaridade e classe econômica.

Fonte: Agência USP, 02 de janeiro de 2014

Veja os riscos e benefícios da dieta vegetariana durante a gravidez em Boa Saúde
Consumo de vegetais pode reduzir o risco de Linfoma não-Hodgkin. Leia em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários