Notícias de saúde

Alimentos antioxidantes previnem catarata

03 de janeiro de 2014 (Bibliomed). Mulheres que consomem alimentos ricos em antioxidantes podem ter um risco mais baixo de desenvolver catarata com a idade. A conclusão é de pesquisadores do Institute of Environmental Medicine, na Suécia.

Os pesquisadores analisaram a dieta de mais de 30.000 mulheres de meia idade e idosas e descobriram que aquelas com maior ingestão total de antioxidantes tinham um risco 13% menos de desenvolver catarata do que aquelas que o consumiam menor quantidade.

As mulheres foram acompanhadas por sete anos e avaliadas periodicamente para a saúde ocular. Em vez de olhar antioxidantes individuais, como as vitaminas C e E, e flavonoides de plantas, como o licopeno, os pesquisadores usaram uma medida de valores antioxidantes totais em alimentos, que leva em conta a forma como os nutrientes trabalhar juntos.

Com base no consumo antioxidante total, os pesquisadores dividiram as mulheres em cinco grupos, que vão desde a maior ingestão de antioxidantes para o mínimo. Entre aqueles que comeram a maioria dos antioxidantes, foram registrados 745 casos de catarata, em comparação com 953 casos entre as mulheres com o consumo menor antioxidante.

Alimentos ricos em antioxidantes incluem café, chá, laranjas, grãos integrais e vinho tinto.

Os resultados foram publicados no JAMA Ophtalmology.

Fonte: CBS News, 01 de janeiro de 2014

Saiba mais sobre a catarata em Boa Saúde
Veja as relações entre vitaminas e antioxidantes com a catarata relacionada à idade em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários