Notícias de saúde

Suicídio é mais frequente em feriados

26 de dezembro de 2013 (Bibliomed). Taxas de suicídio são maiores em feriados, dizem pesquisadores norte-americanos. Cientistas do Gottlieb Memorial Hospital, da Universidade de Loyola, nas festas de final de ano aumenta o número de pessoas que chega à instituição de saúde por se envolverem em situações potencialmente autodestrutivas ou depressivas.

Os pesquisadores explicam que a maior parte dessas pessoas são solitárias, e que a falta de apoio, seja de familiares, amigos, entes queridos e até mesmo colegas de trabalho podem gerar um quadro de depressão. "Em todos os lugares, há sinais de encontros, trocas de presentes, felicidade e amor. Se você não está experimentando o que o resto do mundo está vivendo, gera muita amargura", diz Dr. Mark DeSilva, responsável pela pesquisa.

De acordo com o especialista, comportamentos de isolamento, raiva e tristeza podem desencadear comportamento de risco que, por sua vez, podem resultar na necessidade de intervenção médica. Uma das formas de autodestruição mais comum é o consumo exagerado de álcool ou drogas, que funcionam como uma forma de fuga da realidade.

Dr. DeSilva destaca, ainda, sintomas como falta frequente a compromissos e ao trabalho, sono excessivo e falta ou excesso de apetite como potenciais sintomas de depressão. Quando detectado em alguma pessoa próxima, é necessário buscar ajuda especializada.

Fonte: UPI, 24 de dezembro de 2013

Ter armas em casa aumenta o risco de suicídio em adolescentes. Leia em Boa Saúde

Risco de suicídio aumenta com história familiar. Leia mais em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários