Notícias de saúde

Estudo analisa risco de anestésicos

20 de dezembro de 2013 (Bibliomed). Estudo publicado na revista especializada Anesthesia & Analgesia mostrou que pacientes que receberam a droga anestésica etomidato durante procedimentos cirúrgicos podem estar em risco aumentado de problemas cardiovasculares ou morte.

O editorial que acompanha o artigo sugere que os resultados adicionam preocupações crescentes sobre o uso da droga. O estudo foi feito em comparação com o propofol.

O estudo comparou cerca de 2.100 pacientes que receberam etomidato com cerca de 5.200 que receberam propofol, todos submetidos a procedimentos cirúrgicos que não envolvessem o coração.

Comparando os dois anestésicos intravenosos, os pacientes que receberam etomidato apresentaram risco significativamente maior de morte em até 30 dias após a cirurgia do que os que receberam propofol. O risco foi de 6,5% no grupo etomidato e 2,5 % no grupo propofol.

Os pacientes no grupo de etomidato também tinham um risco mais elevado em 50% dos principais problemas cardiovasculares do que aqueles no grupo de propofol.

Embora os pesquisadores tenham encontrado um risco maior de morte e problemas cardíacos em pacientes que receberam etomidato em comparação com aqueles que receberam propofol, o estudo não prova uma relação de causa e efeito.

Fonte: Healthy Day, 17 de dezembro de 2013

Estudo associa anestesia a problemas de aprendizado na infância. Leia em Boa Saúde

Técnica anestésica não influencia o prognóstico dos pacientes após a endarterectomia. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários