Notícias de saúde

Pacientes com HIV estão em maior risco de doença cardíaca estrutural

16 de dezembro de 2013 (Bibliomed). Pesquisa realizada na Espanha sugere que o HIV pode ter relação com a doença cardíaca estrutural. Os resultados do estudo suportam que a triagem cardiovascular deve ser introduzida em todos os pacientes soropositivos.

De acordo com os pesquisadores, já é conhecido que os pacientes com imunodeficiência humana têm uma alta incidência de doença cardíaca estrutural - disfunção diastólica e, principalmente, hipertensão pulmonar - medida pelo ecocardiograma, mas a razão não era clara.

A partir disso, os cientistas realizaram um estudo para avaliar se o estagio do HIV ou a carga viral detectável no sangue estão relacionados com o grau de doença cardíaca.

O estudo incluiu 65 pacientes com HIV (63% do sexo masculino, com idade média de 48) que relataram falta de ar. A fase do vírus de imunodeficiência humana, o que provoca a AIDS, foi determinada por medição da contagem de células CD4 e suas doenças oportunistas. Além disso, a carga viral no sangue também foi determinada.

Os voluntários foram submetidos a um ecocardiograma transtorácico (imagens feitas do bombeamento do coração) para avaliar se eles tinham doença cardíaca estrutural. Foram considerados os seguintes fatores de risco cardiovascular: hipertensão, diabetes, tabagismo e insuficiência renal.

Quarenta e sete por cento dos indivíduos apresentaram algum tipo de doença cardíaca estrutural e aqueles com uma carga viral positiva no sangue tiveram uma incidência significativamente maior de doença cardíaca estrutural do que aqueles com uma carga indetectável.

Os resultados foram apresentados na reunião anual da European Association of Cardiovascular Imaging, em Istambul, Turquia.

Fonte: UPI, 15 de dezembro de 2013

Diabetes pode aumentar o risco cardíaco. Leia em Boa Saúde

Tratamento hormonal para o câncer de próstata pode aumentar o risco de problemas cardíacos. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários