Notícias de saúde

Crianças asmáticas estão em maior risco de internação

13 de dezembro de 2013 (Bibliomed). A asma é uma doença que afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo, sendo 20 milhões só no Brasil. No país são, em média, 350.000 internações anuais, e é a terceira ou quarta causa de hospitalizações pelo SUS (2,3% do total).

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná realizaram um estudo que buscou verificar o perfil clínico e os fatores associados à internação por crise aguda de asma em crianças que chegam a unidades de pronto atendimento de pediatria.

Para tal, realizaram um estudo de crianças com idade de até 14 anos que foram admitidas no Pronto Atendimento do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná entre janeiro de 2009 e fevereiro de 2010.

Foram analisados o histórico clínico dos pacientes, bem como o exame físico de admissão. Do total 5.677 consultas no período, 326 (5,7%) foram por crises agudas de asma, das quais 69 pacientes (21%) foram internados e 257 liberados. A idade média foi de quatro anos e 194 (59,5%) eram do gênero masculino.Foi considerado como fator de proteção para hospitalização, o início médio das crises há menos de 24.

Aqueles pacientes que se apresentaram na consulta de emergência com taquicardia, saturação de oxigênio, esforço respiratório e que usavam corticosteróide inalatório tiveram maior risco de internação.

Os pesquisadores concluíram que, quanto mais cedo a crise aguda de asma for identificada, menor será o risco de internação. Além disso, a doença crônica corticodependente com sinais clínicos de insuficiência respiratória na agudização tem risco maior de hospitalização.

Fonte: 36º Congresso Brasileiro de Pediatria, 08 a 12 de outubro, Rio de Janeiro, Brasil

Viver em centros urbanos aumenta o risco de asma. Leia em Boa Saúde

Países em desenvolvimento apresentam maior incidência de asma infantil. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários