Notícias de saúde

Colírio promete ajudar no tratamento de doenças da retina

11 de dezembro de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores da Prefectural University of Japan, no Japão, descobriram um colírio inibidor de cinase que é capaz de estimular o crescimento do epitélio corneano em pacientes com distrofia de Fuchs. Essa é uma doença de caráter genético, que acomete a córnea e pode resultar em perda parcial da visão.

De acordo com a equipe responsável pelo estudo, a descoberta faz com que esse colírio possa ser a chave para um tratamento no futuro, como uma cirurgia minimamente invasiva para distrofia de Fuchs e outras formas de problemas de córnea.

A técnica foi testada em coelhos e macacos, e, depois, foram iniciados testes em oito pacientes com problemas de visão. Estes foram tratados com aplicações de colírio de 10 mmol/L de seis vezes por dia, durante sete dias.

Os resultados mostraram que os quatro pacientes com distrofia de Fuchs apresentaram cura da lesão da córnea e tiveram a acuidade visual restaurada. Três meses após o tratamento com o inibidor de cinase, a espessura corneana foi reduzida para de 700 células/mm² para 563 células/mm².

Para os pesquisadores, essa técnica representa uma esperança para pacientes que sofrem com problemas de visão. A equipe está, agora, em negociação com uma indústria farmacêutica japonesa para fabricação comercial do colírio.

O estudo foi apresentado na 117ª reunião anual da Academia Americana de Oftalmologia, em Nova Orleans.

Fonte: American Academy of Ophthalmology (AAO) 2013 Annual Meeting