Notícias de saúde

Alecrim e hortelã fazem bem à memória

06 de dezembro de 2013 (Bibliomed). Na Universidade Saint Louis, nos Estados Unidos, pesquisadores descobriram que extratos feitos a partir de antioxidantes presentes na hortelã e no alecrim são capazes de melhorar a aprendizagem e a memória.

De acordo com os cientistas, estes compostos reduzem os déficits causados pelo transtorno cognitivo leve, doença que pode ser um precursor para o Alzheimer.

Os pesquisadores testaram em camundongos com declínio cognitivo relacionado à idade, um ingrediente à base de antioxidantes presentes no extrato de hortelã e duas doses distintas de um antioxidante similar feito a partir de extrato de alecrim.

Os resultados mostraram que, quanto maior a dose de extrato de alecrim aplicado, maior era a melhoria da memória e da aprendizagem em três comportamentos testados. Já uma dose mais baixa de alecrim melhorou a memória em dois testes comportamentais, mesmo resultado verificado nos testes com o extrato de hortelã.

Foi constatado, também, sinais de redução do estresse oxidativo (o que é considerado um marco no declínio relacionado à idade) nas cobaias, especialmente na parte do cérebro que controla o aprendizado e a memória.

Para os pesquisadores, isso significa que, provavelmente, consumir hortelã e alecrim faz bem à saúde. Contudo, eles ressaltam que o estudo foi feito em modelo animal e ainda não se sabe a quantidade dessas ervas as pessoas precisam ingerir para conseguir melhoras na aprendizagem e na memória.

Fonte: Diário da Saúde, 05 de dezembro de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários