Notícias de saúde

Cafeína ajuda a melhorar fluxo sanguíneo

25 de novembro de 2013 (Bibliomed). A cafeína pode ajudar os pequenos vasos sanguíneos a funcionarem melhor, sugere pesquisadores da Universidade de Ryukyu, no Japão. Contudo, os motivos que levam a isso ainda não estão claros.

O estudo envolveu 27 adultos saudáveis que foram divididos entre aqueles que consumiam café normal e os que ingeriam o café descafeinado. Os resultados mostraram que os participantes do grupo que ingeria café normal tinham um aumento de 30% no fluxo sanguíneo durante os 75 minutos após a ingestão.

Em comparação com o café decafeinado, o café com cafeína resultou em um aumento ligeiro da pressão arterial e melhorou a função do revestimento interno do vaso, enquanto que os níveis de frequência cardíaca foram similares entre os dois grupos.

De acordo com os pesquisadores, essa descoberta abre caminho para novas pesquisas que busquem descobrir como a cafeína ajuda na saúde cardiovascular. Além disso, eles ressaltam que a cafeína tem o poder de melhorar a função dos vasos sanguíneos pequenos, a abrir novos vasos e a reduzir a inflamação.

Estudos anteriores mostraram beber café foi associado a um menor risco de morte por doença cardíaca e acidente vascular cerebral, e altas doses de cafeína podem melhorar a função das artérias maiores.

Os resultados foram apresentados nas sessões científicas da American Heart Association.

Fonte: UPI, 22 de novembro de 2013

Cafeína pode ajudar a combater dor de cabeça. Leia em Boa Saúde

Qual a relação entre a cafeína e o risco de câncer de mama? Descubra em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários