Notícias de saúde

Crianças e adolescentes também podem desenvolver diabetes

13 de novembro de 2013 (Bibliomed). O diabetes é uma doença comumente associada a pessoas obesas ou idosas. Contudo, crianças e adolescentes também podem desenvolvê-la. O tipo que mais afeta os jovens é o tipo 1 (DM1) da doença, mas podem ocorrer casos do tipo 2 (DM2).

Aproximadamente 20 de cada 100.000 crianças e adolescentes podem desenvolver DM1 anualmente. Por isso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) lançou uma campanha destinada aos conselhos de secretários municipais de saúde brasileiros – COSEMSs. Tal iniciativa, que está incluída nas comemorações do Dia Mundial do Diabetes, que ocorre no dia 14 de novembro.

Além dos COSEMSs, a campanha da SBC inclui a distribuição de milhoes de cartilhas explicativas para a população. Essas estao em lingugam acessivel e indicam os sintomas do diabetes infantil, entre os quais estão a sede excessiva, a vontade constante de urinar, perda rápida de peso, cãibras, formigamentos e falta de concentração, entre outros.

A cartilha, preparada em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes, está disponível para download no site da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Fonte: DOC Press, 11 de novembro de 2013

Saiba mais sobre o diabetes em Boa Saúde

Obesidade infantil aumenta o risco de diabetes. Veja em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários