Notícias de saúde

Tipo de amamentação não interfere no crescimento dos bebês

21 de outubro de 2013 (Bibliomed). Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Nove De Julho, em São Paulo, e apresentado no 36º Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorreu de 08 a 12 de outubro no Rio de Janeiro, objetivou comparar a curva de crescimento de crianças com aleitamento exclusivo e aleitamento misto.

O estudo envolveu dados de nascidos vivos entre 2008 e 2011 e residentes em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na zona Norte de São Paulo. Foram coletados dados de peso e altura, além do tipo de aleitamento, derivados do acompanhamento dos lactentes durante os primeiros seis meses de vida, totalizando sete momentos.

Através da avaliação do prontuário de 220 lactantes, 108 meninos, sendo 43,5% no grupo com aleitamento exclusivo (GAE) e 56,5% misto (GAM) e 112 meninas, com 50% para cada tipo de aleitamento.

Os resultados apontaram para uma pequena diferença entre o peso e altura de meninos e meninas em todos os momentos. Para os meninos, o GAE mostrou um peso maior nos momentos intermediários de avaliação, sem diferença na altura; para as meninas, não foi encontrada diferença estatística para peso e altura entre os grupos.

Para ambos os sexos, assim como para o grupo geral, houve efeito de tempo significativo para peso e altura, sem efeito de interação entre as variáveis com o tipo de aleitamento, apesar de existir diferença significativa de peso, entre os grupos, para os meninos.

Os pesquisadores concluíram que os lactantes têm diferenças antropométricas de acordo com o sexo, mas tipo de aleitamento não interfere no perfil de crescimento nos grupo geral, feminino e masculino, havendo aumento de peso e altura ao longo do tempo, com comportamento semelhante para ambos os tipos de aleitamento.

Fonte: 36º Congresso Brasileiro de Pediatria, 08 a 12 de outubro, Rio de Janeiro, Brasil

Você sabia que mães adotivas também podem amamentar? Saiba como em Boa Saúde

Amamentação reduz risco de alergias. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários