Notícias de saúde

Nutrição correta é fundamental para desenvolvimento da criança

16 de outubro de 2013 (Bibliomed). Quem tem filhos pequenos sabe o quanto é difícil fazê-los ingerir alimentos saudáveis. Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) criou novo manual de nutrologia para pediatras e médicos do Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica. O lançamento ocorreu durante o 36º Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorreu de 08 a 12 de outubro no Paraná, Brasil.

A SBP espera que esse documento se torne uma importante fonte para identificar as principais carências nutricionais da criança. Entre as principais substâncias para o desenvolvimento saudável das crianças estão o ferro, o zinco, a vitamina A e o iodo. Sem essas, as crianças podem apresentar problemas de desenvolvimento, que variam desde sequelas físicas e mentais, até a morte, em casos mais graves.

A principal fonte de vitaminas é a alimentação, sendo que o uso de suplementos deve ser guardado apenas para casos mais graves e sempre com a orientação de um especialista. O uso de doses inadequadas e suplementos vitamínicos podem causar, entre outros fatores, dores de cabeça, náuseas e cálculos renais.

Estudo realizado pela pediatra Roseli Sarni, em 2010, mostrou que 30% dos bebês de dois a quatro meses consomem sucos artificiais e refrigerantes na mamadeira, e que a má alimentação e carência de nutrientes levam à obesidade infantil e ao desenvolvimento de outras doenças. Para prevenir esses problemas, a criança precisa ingerir, diariamente, vitaminas presentes em diversos alimentos.

O ferro auxilia o organismo na defesa contra infecções e no desenvolvimento cognitivo, além de atuar na produção da hemoglobina. A deficiência dessa vitamina pode resultar em anemia. Ele esta presente em carnes (especialmente a vermelha), feijão e hortaliças.

Já o zinco, encontrado em carnes, grãos integrais, castanhas, cereais e legumes, é importante no desenvolvimento, cicatrização e função reprodutiva. Sua falta no organismo pode resultar em infecções, perda de peso e massa muscular, letargia, retardo no crescimento, problemas de pele, cegueira noturna e dificuldades de cicatrização.

Importante na mineralização óssea e dental, o cálcio também atua na contração muscular, coagulação sanguínea e transmissão de impulsos nervosos. Quando este falta no organismo, a pessoa pode sofrer com dores ósseas, fraturas, raquitismo e osteoporose. Alimentos à base de leite e verduras como o espinafre são ricos nessa vitamina.

Necessária ao funcionamento do sistema visual, a vitamina A reforça a imunidade e a função reprodutiva. Sua carência no organismo pode levar a problemas de visão. É encontrada no leite e seis derivados, em vegetais de cor amarela e alaranjada e em folhas verdes escuras.

Por fim, o iodo tem função de regulação do funcionamento da glândula tireoide e é um dos nutrientes mais importantes durante a gestação. Sua deficiência durante a gestação pode resultar em hipotireoidismo no recém-nascido, afetando o crescimento físico e provocando distúrbio mental da criança. Peixes como atum, sardinha, além de outros frutos do mar são ricos no nutriente. Sal iodado também pode ser utilizado para suprir as necessidades nutricionais.

Fonte: 36º Congresso Brasileiro de Pediatria, 08 a 12 de outubro, Rio de Janeiro, Brasil

Comer em casa pode ajudar a manter uma alimentação saudável. Leia em Boa Saúde

Qual a relação entre alimentação saudável e diminuição do risco cardiovascular? Descubra em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários