Notícias de saúde

Caminhar reduz o risco de câncer de mama

10 de outubro de 2013 (Bibliomed). Caminhar apenas uma hora por dia reduz o risco de câncer de mama em cerca de 14%, mas mulheres que são ainda mais ativas conseguem uma diminuição mais significativa neste risco.

O estudo envolveu 73.615 mulheres na pós-menopausa e mostrou que as mulheres que realizavam pelo menos uma hora diária de atividade física vigorosa tinham um risco 25% menor de câncer de mama, enquanto que aquelas que caminhavam uma hora por dia reduziram o risco em 14%.

Pesquisadores da American Câncer Society (ACS), nos Estados Unidos, dizem que mais de 60% das mulheres entrevistadas relataram que consideram caminhar uma atividade prazerosa, o que é extremamente favorável considerando os benefícios que essa atividade física traz para a saúde.

"Ficamos satisfeitos ao descobrir que, sem qualquer outra atividade recreativa, apenas andando uma média de uma hora por dia foi é possível diminuir o risco de câncer de mama nestas mulheres”, diz Alpa Patel, da ACS.

Os pesquisadores determinaram que os benefícios observados pela atividade física e caminhada não foram influenciados pelo tipo de corpo - índice de massa corporal e ganho de peso, status hormonal ou uso de hormônios pós-menopausa, o que indica que todas as mulheres, independente do peso ou problemas hormonais, se beneficiam da prática de atividade física.

Os pesquisadores também verificaram que cerca de 9,2% dos participantes não participaram de qualquer atividade física, enquanto que cerca de 47% relataram que a única atividade que realizam é caminhar.

Os resultados foram publicados na Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Fonte: UPI, 04 de outubro de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários