Notícias de saúde

Fetos Têm Memória de Longo e Curto Prazo, diz Estudo

LONDRES (Reuters) - Os bebês podem aprender enquanto estão no útero e também contam com memória de curto prazo de 10 minutos ou de longo prazo, que chega a de 24 horas, informaram cientistas holandeses na sexta-feira.

A maioria dos estudos sobre a capacidade dos bebês de reconhecer músicas ou estímulos antes de nascer é feita depois do nascimento, mas a equipe de Cathelijne van Heternen, do Hospital Universitário em Maastricht, mediu a memória do feto no útero.

"Nosso objetivo foi testar a memória e o aprendizado fetal", informou van Heteren no estudo publicado na revista médica The Lancet.

Por meio de uma técnica chamada habituação, método usado pelo sistema nervoso para reduzir ou inibir a resposta a estímulos repetidos, que envolve a repetição de vibrações e sons, os pesquisadores estimularam 25 fetos entre 37 e 40 semanas de gestação. As reações foram observadas por meio de ultra-sonografia.

Se o bebê moveu um dos membros em um segundo de estimulação, foi considerado como tendo resposta positiva. Quando o bebê não respondeu depois de quatro estímulos consecutivos, os pesquisadores consideraram que houve habituação já que o bebê reconheceu o estímulo que foi, então, interrompido.

Quando a simulação foi repetida dez minutos e 24 horas depois do teste inicial, os fetos se habituaram mais rapidamente, indicando que tinham uma memória do estímulo.

"Concluímos que os fetos têm uma memória de curto prazo de, pelo menos, dez minutos e uma memória de longo prazo de, pelo menos, 24 horas", disse Heteren.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários