Notícias de saúde

Idosos vivem bem, independente de problemas de saúde

19 de setembro de 2013 (Bibliomed). Estudo realizado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que os idosos estão vivendo bem, sabem administrar seus problemas de saúde e conseguem realizar tarefas cotidianas normalmente.

Segundo a autora do estudo, a enfermeira Thaís Vendruscolo, com o envelhecimento da população e o crescimento da expectativa de vida, a sociedade precisa criar estratégias para enfrentar os desafios sociais e de saúde para garantir a qualidade de vida dessas pessoas.

A pesquisadora entrevistou 240 pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, focando em sua saúde. A idade média dos entrevistados foi de 73 anos e a maioria era do sexo feminino.

Geralmente, as voluntárias moravam com o cônjuge e apresentavam cinco ou mais morbidades, sendo prevalente a hipertensão arterial, seguida de problemas na coluna, doença vascular, visão e audição prejudicadas. A maioria delas estava entre a independência completa ou modificada, ou seja, necessitava de acessórios de apoio para caminhar, se alimentar ou usar o banheiro.

Os resultados mostraram, também, que alguns idosos apresentavam doenças crônicas e história previa de incapacidade (física, psicologia e sociais), o que o faz deixar de trabalhar e participar do trabalho e de outros eventos sociais, o que pode resultar em riscos de sintomas depressivos, afetando até a família.

O estudo mostrou que, ao envelhecer, muitas pessoas optam por se afastar de eventos sociais, o que leva à solidão, tristeza e alteração do humor, sintomas que podem interferir na saúde.

Para a pesquisadora, devem ser estabelecidas estratégias para o desenvolvimento de ações saudáveis a essa população, para que a qualidade de vida do idoso melhore. Contudo, Thaís diz que o estudo revelou que os idosos têm uma independência em relação às tarefas cotidianas e que, de uma forma geral, relatam viver bem, mesmo com problemas de saúde.

Fonte: Agência USP, 11 de setembro de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários