Notícias de saúde

No Brasil, câncer de mama é problema de saúde pública

16 de setembro de 2013 (Bibliomed). Nas últimas semanas, o Brasil vem acompanhando o drama da personagem Sílvia, na novela global Amor à Vida, que descobriu um nódulo no seio. Na vida real, o câncer de mama afeta, anualmente, 52 mil mulheres no Brasil, das quais 13 mil morrem.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, embora o número de diagnósticos esteja aumentando, as mortes vêm diminuindo. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Dr. Carlos Alberto Ruiz, apenas 5% dos casos possuem ligação com a genética, e os outros 95% estão ligados à interação da paciente com o meio ambiente, o quer dizer que é possível diminuí-los.

É possível minimizar os efeitos de risco com a prevenção primária, através de visitas periódicas ao mastologista, realização anual de mamografias, especialmente para mulheres com mais de 40 anos, pois o diagnostico precoce é fundamental para a cura. Manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar e não consumir álcool em excesso, também são armas eficientes contra o câncer de mama.

Dr. Ruiz ressalta que a informação é primordial para melhorar os índices de cura. “Estamos perdendo vida por falta de informação. Boa parcela da população sequer sabe que a mastologia é a especialidade médica que cuida da saúde da mama”, afirma. O especialista lembra, ainda, que a mamografia é um direito garantido por lei federal a toda mulher.

Muitas mulheres evitam o exame por vários motivos, dentre os quais o medo de sentir dor ou o receio de descobrir uma doença, um raciocínio que deve ser mudado, pois o diagnóstico precoce é essencial e eleva as chances de cura para 95%, além de ser determinante à preservação dos seios na cirurgia de retirada do tumor.

A fim de informar a população sobre o câncer de mama, sua prevenção e tratamento, a Sociedade Brasileira de Mastologia lançou a campanha “Eu amo meus peitos”, que pode ser acessada no site da SBM.

Fonte: Contextual, 11 de setembro de 2013

Saiba mais sobre fatores de risco para câncer de mama em Boa Saúde

Amamentar reduz risco de câncer de mama. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários