Notícias de saúde

Baixo peso aumenta risco de morte em mulheres com doenças do coração

04 de setembro de 2013 (Bibliomed). Mulheres com doença arterial coronariana (DAC) que estão abaixo do peso considerado ideal apresentam duas vezes mais risco de morte do que mulheres com DAC e peso normal. A conclusão foi apresentada no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, que ocorreu em Amsterdã, na Holanda, de 31 de agosto a 04 de setembro.

O estudo envolveu 1.685 mulheres com idade média de 64 anos e diagnóstico de DAC baseado em angiografia coronária realizada entre 2005 e 2011. O peso corporal foi obtido a partir de registros de anestesiologia e angiografia coronária e as pacientes acompanhadas por seis anos.

As mulheres foram divididas em grupo de acordo com as alterações em seu peso: sem alteração (ganho ou perda média de menos de dois quilos por ano); perda de peso (mais de dois quilos anuais); e ganho de peso (mais de dois quilos por ano). As mulheres também foram divididas em quatro classes de peso pelo índice de massa corporal (IMC, kg/m2): baixo peso (IMC <20 kg/m2), peso normal (IMC 20-24,9 kg/m2), sobrepeso (IMC 25,0-29,9 kg / m2) e obesos (IMC> 30,0 kg/m2).

As taxas de risco de morte foram calculadas utilizando o grupo de peso normal como referência. Os pesquisadores ajustaram para idade, tabagismo, diabetes, cirurgia cardíaca prévia, intervenção coronária percutânea prévia, uso de estatinas e anti-hipertensivos, e o grau de DAC.

Os resultados mostraram que a manutenção do peso reduziu o risco de morte em mulheres obesas com DAC e as alterações no peso parecem não afetá-lo. Contudo, mulheres que estavam abaixo do peso adequado tiveram um risco de morte aumentado em duas vezes.

Fonte: EurekAlert!, 03 de setembro de 2013

Você sabe identificar um infarto? Conheça os principais sintomas em Boa Saúde

O que se pode fazer para diminuir a mortalidade por fatores do coração? Leia mais em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários