Notícias de saúde

Medicamento para colesterol pode reduzir risco de demência

04 de setembro de 2013 (Bibliomed). Estudo apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, que ocorreu em Amsterdã, na Holanda, de 31 de agosto a 04 de setembro, envolveu cerca de 58 mil pessoas e mostrou que aqueles que consomem estatinas (medicamentos para baixar o colesterol) apresentam menor risco de demência.

Em Taiwan, os pesquisadores analisaram o uso de estatina e sua associação com novos diagnósticos de demência a partir de uma amostra aleatória de um milhão de pacientes, dos quais foram identificados 57.669 pacientes com idade igual ou superior 65 anos, sem histórico de demência, entre 1997 e 1998. As análises incluíram a demência pré-senil e senil, demência vascular.

O estudo descobriu 5.516 novos diagnósticos de demência durante aproximadamente 4,5 anos de follow-up. Os restantes 52.153 pacientes de 65 anos e mais velhos formaram o grupo controle.

Os participantes foram divididos em três grupos de acordo com a dose equivalente média diária e dose total equivalente. Os riscos ajustados para demência foram significativamente associados com o aumento da dose de estatina equivalente ou diária.

Os pacientes que receberam as doses mais elevadas de estatinas equivalentes total tiveram uma redução de três vezes no risco de desenvolver demência. Resultados semelhantes foram obtidos com a dosagem diária equivalente de estatina. Doses mais elevadas de estatinas de alta potência deram os efeitos protetores mais fortes contra a demência

Fonte: UPI, 02 de setembro de 2013

Saiba mais sobre a relação entre estatinas e risco de demência em Boa Saúde

Veja como as estatinas podem ser utilizadas em períodos pré-operatórios em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários