Notícias de saúde

Filhos de mães com problemas na tireoide sofrem maior risco de autismo

28 de agosto de 2013 (Bibliomed). Gestantes que não conseguem produzir a quantidade correta do hormônio da tireoide são quatro vezes mais propensas a gerarem filhos autistas quando comparadas a grávidas com funcionamento normal da glândula.

A associação entre problemas de tireoide da mãe e autismo nos filhos foi descoberta por pesquisadores doNantz National Alzheimer Center, que analisaram mais de 4.000 mães e seus filhos na Holanda.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que os hormônios tireoidianos são cruciais para o desenvolvimento cerebral do embrião. Um dos autores do estudo holandês, o Dr. Gustavo Román, diz que está cada vez mais evidente que o autismo está mais relacionado a fatores ambientais do que à genética.

Os pesquisadores descobriram, ainda, que quanto maior a deficiência no hormônio tireoidiano T4, mais grave era o autismo. A causa mais comum de deficiência de hormônio da tireoide é a falta de iodo na dieta. Dr. Roman aconselha às mulheres que desejam ter filhos uma maior atenção a problemas na tireoide e à alimentação.

Fonte: Diário da Saúde, 26 de agosto de 2013

Saiba mais sobre o autismo em Boa Saúde

Diabetes aumenta o risco de problemas na tireoide. Leia em Bibliomed

 

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários