Notícias de saúde

Proteínas do soro do leite podem ajudar no controle do diabetes

23 de agosto de 2013 (Bibliomed). Quem é adepto a prática de esportes com certeza já ouviu falar das proteínas do soro do leite (PSLs), mais conhecidas no mercado pelo nome em inglês Whey Proteins. Segundo pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), essas fazem mais bem à saúde do que se imaginava.

As PSLs constituem um suplemento nutricional rico em aminoácidos de cadeia lateral ramificada, ou seja, aminoácidos essenciais que os seres humanos não conseguem sintetizar e devem adquirir através da dieta. São utilizadas para promover o crescimento e estimular a produção de massa muscular.

Essas proteínas são utilizadas como complemento nutricional para pessoas que têm doenças que causam enfraquecimento ou perda de massa muscular. Além disso, as PSLs têm funções anti-hipertensiva e antiulcerosa.

O estudo da Unicamp foi realizado com cobaias e mostrou que quando as proteínas do soro do leite são previamente hidrolisadas por meio de enzimas, ou seja, quando são parcialmente decompostas em peptídeos, têm a capacidade de reduzir a hiperglicemia e de criar um efeito de proteção celular e minoração do estresse.

Para os pesquisadores, os resultados sugerem que a ingestão de proteínas do soro do leite, especialmente quando hidrolisadas, podem ajudar no combate ao diabetes e ao pré-diabetes.

Fonte: Diário da Saúde, 22 de agosto de 2013

Amamentação materna traz benefícios para crianças e mães. Leia em Boa Saúde

Menor força muscular em adolescentes relacionada à mortalidade prematura. Leia em Bibliomed


Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários