Notícias de saúde

Cobre pode estar relacionado à doença de Alzheimer

22 de agosto de 2013 (Bibliomed). Segundo estudo realizado no Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, o cobre, essencial para muitas funções corporais, pode desempenhar um papel na progressão da doença de Alzheimer.

O cobre é encontrado em água potável transportada por tubos feitos do mesmo material, em suplementos nutricionais e em alimentos como carne vermelha, frutos do mar, nozes e muitas frutas e legumes. Ele desempenha um papel importante e benéfico na condução nervosa, no crescimento ósseo, na formação do tecido conjuntivo e na secreção hormonal.

Contudo, o estudo mostrou que o cobre pode acumular-se no cérebro e fazer com que o sistema que controla as entradas e saídas de substâncias do órgão funcione incorretamente, o que resulta na acumulação da proteína beta amiloide, um subproduto tóxico da atividade celular.

Os pesquisadores utilizaram ratos e células cerebrais humanas em uma série de experimentos que apontaram os mecanismos moleculares pelos quais o cobre acelera a patologia da doença de Alzheimer.

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Fonte: UPI, 20 de agosto de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários