Notícias de saúde

Facebook torna as pessoas infelizes

19 de agosto de 2013 (Bibliomed). Com mais de um bilhão de usuários, o Facebook é uma febre mundial. Contudo, apesar de ajudar as pessoas a estarem mais conectadas com o mundo, não contribui, necessariamente, para torná-las mais felizes.

Segundo estudo realizado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, o uso do Facebook prediz um declínio no bem-estar do usuário, e quanto mais amigos na rede, maior o estresse.

O estudo, publicado na Revista PLoS ONE, avaliou adultos jovens utilizando o Método da Amostragem da Experiência (MAE), considerada uma das técnicas mais confiáveis para medir como as pessoas pensam, sentem e se comportam de momento a momento em suas vidas diárias. O objetivo foi descobrir qual era o nível de bem-estar subjetivo dos voluntários ao postar mensagens na rede social em momentos aleatórios, cinco vezes por dia, durante duas semanas.

Os resultados mostraram que quanto mais os voluntários usaram o Facebook por um período de tempo, pior eles se sentiam posteriormente, sendo essa insatisfação estendida para a vida em geral.

Por outro lado, o estudo mostrou que as interações face-a-face ou via telefone não influenciou negativamente a felicidade. Em vez disso, as interações diretas com outras pessoas levou os voluntários a se sentirem melhor a longo prazo.

Fonte: Diário da Saúde, 15 de agosto de 2013.

Facebook pode causar danos à autoestima. Leia em Boa Saúde

Ter muitos amigos no Facebook pode gerar estresse. Entenda como em Bibliomed.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários