Notícias de saúde

Dor abdominal na infância pode resultar em ansiedade na fase adulta

14 de agosto de 2013 (Bibliomed). Crianças que sofrem com dores abdominais podem desenvolver transtornos de ansiedade e depressão quando adultos. A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos.

O estudo envolveu 332 pacientes pediátricos com dor abdominal funcional e 147 indivíduos controle que foram monitorados e avaliados para transtornos psiquiátricos e distúrbios gastrintestinais funcionais durante o seguimento na adolescência e idade adulta jovem (idade média de 20 anos).

Os resultados mostraram que dos adultos que relataram dor abdominal quando crianças, 51% tiveram algum transtorno de ansiedade em algum momento de suas vidas, sendo que 30% tinham um diagnostico de transtorno em comparação a 20% do grupo controle.

Quarenta por cento dos adultos que tinham dor abdominal como as crianças tiveram depressão durante sua vida, em comparação com 165 dos adultos do grupo de controle.

Os autores concluíram que pacientes com dor abdominal são mais vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos de ansiedade e depressão que podem se iniciar na infância e continuar na fase adulta.

Fonte: UPI, 12 de agosto de 2013

Saiba mais sobre ansiedade na adolescência em Boa Saúde

O que dificulta o tratamento da ansiedade? Descubra em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários