Notícias de saúde

Pacientes com câncer merecem cuidados especiais no inverno

12 de agosto de 2013 (Bibliomed). Pessoas que estão em tratamento oncológico devem redobrar os cuidados com a saúde durante o inverno. De acordo com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), unidade ligada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), os medicamentos quimioterápicos tendem a acentuar a sensibilidade ao frio, o que provoca nos pacientes a sensação de formigamento ou de choque, especialmente nas mãos e nos pés.

Parta aliviar esses sintomas, é importante que os pacientes mantenham-se aquecidos e agasalhados, reforçando a proteção das extremidades com o uso de gorros, luvas, tocas de lã e meias grossas. O consumo de bebidas quentes, como chás, também ajuda na manutenção da temperatura corporal.

Outro fator a ser considerado é o fato de a quimioterapia diminuir a imunidade, aumentando o risco de infecções respiratórias, como resfriados e sinusites. Especialmente no inverno, pacientes em quimioterapia devem se prevenir contra essas doenças, lavando as mãos com água e sabão diversas vezes ao longo do dia, além de evitar ambientes fechados e climatizados. Pacientes que estejam hospitalizados não devem receber visita de pessoas com sintomas de gripe.

O uso de protetores solares não deve ser descartado. Alimentos frescos e consumo de muito líquido também é fundamental nesse período.

Fonte: Diário da Saúde, 08 de agosto de 2013

Saiba mais sobre gripes e resfriados em Boa Saúde

Sinusite pode estar associada à síndrome da fadiga crônica. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários