Notícias de saúde

Amamentação reduz risco de Alzheimer

12 de agosto de 2013 (Bibliomed). Mulheres que amamentam estão em menor risco de desenvolver doença de Alzheimer, dizem pesquisadores britânicos.

Estudo realizado na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, mostrou que quanto maior o período de amamentação, menor o risco de desenvolver a doença.

O estudo envolveu 81 mulheres britânicas e sugeriu, ainda, que a amamentação restaura de tolerância à insulina, que é significativamente reduzida durante a gravidez. Os pesquisadores explicam que a Doença de Alzheimer é caracterizada pela resistência à insulina no cérebro.

Apesar de o estudo ter envolvido um grupo pequeno de mulheres, os pesquisadores dizem que a descoberta é importante e que o erro de amostragem potencial era pouco provável. Contudo, a conexão foi menos pronunciada em mulheres com histórico de demência na família.

O Alzheimeir é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, caracterizado por início insidioso de demência (redução progressiva da memória e da função cognitiva global, ou seja, deterioração das habilidades intelectuais previamente adquiridas que interfere na atividade ocupacional ou social). A doença é ainda responsável por aproximadamente 65% de todos os casos de demência em adultos.

Fonte: UPI, 07 de agosto de 2013.

Saiba mais sobre doença de Alzheimer em Boa Saúde

Existe relação entre câncer e Alzheimer? Descubra em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários