Notícias de saúde

Remédios para hipertensão podem aumentar risco de câncer de mama

08 de agosto de 2013 (Bibliomed). O uso a longo prazo de um bloqueador dos canais de cálcio utilizados no tratamento da pressão arterial elevada pode estar associado a um maior risco de câncer de mama. A conclusão é de pesquisadores do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos.

Um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, Dr. Christopher Li, explica que as descobertas são alarmantes se considerar-se o fato de que medicamentos para baixar a pressão arterial é a classe mais comumente prescrita de drogas nos Estados Unidos.

O estudo de base populacional envolveu mulheres com idades entre 55 e 74: 880 das mulheres tiveram câncer de mama ductal invasivo, 1.027 tinham câncer de mama lobular invasivo e 856 deles não tinha câncer e serviu como grupo de controle.

Os pesquisadores mediram o risco de câncer de mama e examinaram a data de surgimento do câncer e de duração do uso de medicamentos anti-hipertensivos.

Publicado na revista Internal Medicine, o estudo mostrou que o uso dos bloqueadores dos canais de cálcio por dez anos ou mais foi associado a um maior risco de câncer de mama e câncer de mama ductal lobular.

A relação não varia muito em função do tipo de bloqueadores dos canais de cálcio utilizados. Outros medicamentos anti-hipertensivos, como diuréticos, beta-bloqueadores e antagonistas da angiotensina II não foram associados com um risco aumentado de câncer de mama.

Fonte: UPI, 06 de agosto de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários