Notícias de saúde

Plantas medicinais são matéria prima para remédios contra câncer

1º de agosto de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão trabalhando com duas plantas medicinais no intuito de isolar os princípios ativos para tratamento de cânceres.

As substâncias naturais anticâncer foram encontradas na pimenta-de-macaco (Piper tuberculatum), muito comum no Nordeste do Brasil, e nas raízes e hastes de um arbusto da espécie Goniothalamus macrophyllus, originário da Ásia.

Os pesquisadores estão montando uma biblioteca de compostos sintéticos que podem manter a ação antitumoral. Um dos autores do estudo, o professor Ronaldo Aloise Pilli, explica que existem pesquisas sendo realizadas com as versões naturais dos compostos, mas o processo de síntese química os torna mais eficazes através de modificações estruturais.

O processo, contudo, não é simples, uma vez que depende da identificação correta do princípio ativo, que pode não estar contido em uma única molécula. No caso dos pesquisadores da Unicamp, as moléculas estudadas são a piplartina e a goniotalamina.

A ação das moléculas está sendo testada para cânceres de mama, de ovário, de pulmão, de rim, melanoma (pele), glioma (cérebro), de colón (intestino), de pâncreas e de próstata.

Seis compostos sintéticos elaborados pela equipe de Pilli já mostrara efeitos promissores contra cancros de mama, pâncreas e próstata. Agora, os pesquisadores iniciaram os testes com animais.

Pilli diz que os pesquisadores estão tentando descobrir o mecanismo que essas substâncias utilizam para inibir o crescimento das colônias de células tumorais para aprimorar as moléculas e aumentar a eficácia do tratamento.

Fonte: Diário da Saúde, 29 de julho de 2013

Planta medicinal é base para pomada para HPV. Leia em Boa Saúde

85% da população utilizam plantas medicinais para s mais diferentes doenças. Saiba mais em Bibliomed


Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários