Notícias de saúde

Nova técnica pode bloquear a dor inflamatória

29 de julho de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) descobriram uma proteína que pode ajudar no controle de dores inflamatórias, como as que acompanham a artrite reumatoide.

Chamada de fractalcina, a proteína está envolvida na indução das dores crônicas de origem inflamatória. Os resultados do estudo sugerem que o bloqueio periférico dos receptores dessa proteína possa levar ao controle da dor.

Segundo um dos responsáveis pelo estudo, o professor Thiago Mattar Cunha, esta é a primeira vez que se conseguiu demonstrar a existência de um tipo celular que participa do processo de indução e manutenção da dor: as chamadas células satélites. O pesquisador explica que esses são encontrados exclusivamente em gânglios raízes dorsais e envolvem os neurônios que carregam a dor, tendo sua ativação mediada pela proteína fractalcina.

Cunha ressalta que, se o estudo conseguir desenvolver um medicamento que bloqueie o processo, será possível diminuir a dor. A doença inflamatória mais frequente é a artrite reumatoide, mas os pesquisadores acreditam que se o medicamento for concluído com êxito poderá ajudar no tratamento de doenças como osteoartrite, gota, doenças reumáticas em geral, além de traumas cirúrgicos e torções.

O estudo foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Science-USA.

Fonte: Agência USP, 22 de julho de 2013

Entenda melhor a artrite reumatoide em Boa Saúde
Fatores de risco para quedas em pacientes com artrite reumatoide. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários