Notícias de saúde

Por que algumas pessoas têm mais dificuldade para perder peso?

17 de julho de 2013 (Bibliomed). Tem quem diga que o emagrecimento depende, basicamente, da força de vontade e que, quando uma pessoa ganha peso, ela precisa se esforçar mais. Contudo, uma equipe internacional de pesquisadores afirma que fatores genéticos podem interferir nesse processo.

De acordo com os pesquisadores, pessoas com uma variação do gene FTO são 70% mais propensas a serem obesas. Para chegar a tal conclusão, a equipe realizou um estudo que envolveu 359 voluntários saudáveis do sexo masculino para examinar os efeitos do dia-a-dia.

Eles estudaram dois grupos de participantes - aqueles com duas cópias do variante de alto risco de obesidade FTO (grupo AA), e aqueles com a versão de baixo risco de obesidade (grupo TT).

Os pesquisadores analisaram o peso corporal, a distribuição de gordura e os fatores sociais do indivíduo. Os participantes foram submetidos, também, a exames de sangue para medir a concentração de grelina, um hormônio liberado pelo estômago que estimula o apetite.

Publicado no Journal of Investigation Clinical, o estudo mostrou que nos homens sem alterações no FTO (grupo TT), os níveis de grelina diminuíram após a refeição, o que não ocorreu com os participantes com alteração FTO (grupo AA).

Fonte: UPI, 16 de julho de 2013

O que funciona para perder peso e manter o peso alcançado? Descubra em Boa Saúde
Tratar depressão ajuda no emagrecimento. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários