Notícias de saúde

Ganho de peso adequado durante a gestação protege o bebê contra síndromes metabólicas

05 de julho de 2013 (Bibliomed). Estudo apresentado no 73st Scientific Sessions - American Diabetes Association, que ocorreu de 21 a 25 de junho em Chicago, nos Estados Unidos, mostrou que crianças nascidas de mulheres que mantiveram o ganho de peso dentro dos padrões considerados adequados durante a gestação correm menos risco de desenvolver distúrbios metabólicos aos dez anos de idade do que aqueles nascidos de mães que ganham uma quantidade excessiva de peso.

Os pesquisadores observaram que um maior índice de massa corporal (IMC) pré-gestacional está associado com piores marcadores de risco metabólico nos filhos. Contudo, essa relação foi atenuada quando as mulheres conseguiam manter-se dentro das recomendações de ganho de peso durante a gestação.

O estudo de coorte retrospectivo incluiu 393 pares mãe-filho com crianças com idades entre seis e 13 anos. As mulheres foram estratificadas para dois grupos: IMC pré-gestacional <25 (211 mulheres) e IMC pré-gestacional >25 (181 mulheres). As mulheres que estavam dentro do peso considerado normal antes de engravidarem, tiveram um ganho médio de peso de 14,1 quilos durante a gestação, enquanto que aquelas com sobrepeso ou obesidade pré-gestacional ganharam, em média, 12,4 quilos.

Apesar disso, 34,9% das mulheres com peso normal excederam os índices indicados pelo Instituto de Medicina (IOM) de ganho de peso durante a gravidez, em comparação com 61,3% de mulheres com sobrepeso/obesidade.

As mulheres com sobrepeso/obesidade foram significativamente mais propensas a terem filhos com maior IMC (avaliados em uma idade média de 10 anos), maior circunferência abdominal, tecido adiposo subcutâneo e visceral, menor colesterol HDL, maior índice de triglicerídeos e serem mais propensos à desenvolver resistência à insulina.

Os pesquisadores constataram que, para o aumento de uma unidade no IMC materno pré-gestacional que ganharam peso excessivo durante a gravidez, aumentou-se 0,29 unidade no IMC da criança. Para as mulheres que ganharam a quantidade adequada de peso, o aumento de uma unidade no IMC materno foi associado a um aumento de 0,24 unidade no IMC da criança. O ganho de peso adequado também atenuou o efeito sobre os níveis de HDL de infância e modelo de avaliação da homeostase (HOMA), e a resistência à insulina.

Para os pesquisadores, as mulheres não recebem orientação adequada sobre o ganho de peso durante a gestação. Segundo eles, os ginecologistas e obstetras estão mais preocupados que as mulheres ganharem peso suficiente para que o bebê nasça saudável.

Fonte: 73st Scientific Sessions - American Diabetes Association, 21 a 25 de junho, Chicago, Estados Unidos.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários