Notícias de saúde

Cientistas bebem água com milhares de anos de idade

04 de julho de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores que visitam os mares próximos aos pólos do mundo podem encontrar grandes camadas de gelo sobre a água. Quando isso acontece, eles fazem algo que pode parecer estranho para algumas pessoas: eles bebem amostras coletadas desse gelo.

Eles retiram amostras através de tubos. A camada superior do gelo é mais recente, mas as camadas mais profundas podem atingir idades surpreendentes, como 100.000 anos. Assim, pesquisadores em campo se divertem fazendo bebidas com as amostras.

O gelo encontrado nessas condições é puro e fresco, fazendo com que ele seja uma ótima fonte de água para esses pesquisadores. A compressão de ar no gelo enterrado faz com que as pedras soltem bolhas ao derreterem, criando um efeito semelhante ao visto em refrigerantes.

Nem todo gelo pode ser consumido. Uma pesquisadora canadense chamada Barbara Sherwood Lollar conta que ela e sua equipe encontraram água de 2,6 bilhões de anos em uma mina. Porém, a água havia absorvido ferro e sal de rochas ao redor, fazendo com que seu gosto fosse horrível.

Além de estarem atentos às condições da água extraída, pesquisadores nessas condições devem evitar gelo localizado em lugares onde foram realizados testes nucleares.

Fonte: Live Science, 02 de julho de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários