Notícias de saúde

Celular mostrará dilatação pré-parto

04 de julho de 2013 (Bibliomed). Tecnologia desenvolvida em Israel promete dar às mulheres mais controle sobre seu corpo no momento de dar a luz. Elaborado por pesquisadores da Faculdade de Afeka, em Tel Aviv, o dispositivo permite que as gestantes monitorem, sozinhas, a abertura do colo do útero e escolham o momento certo de se deslocar ao hospital.

A abertura tida como ideal para o parto é de dez centímetros. Para os pesquisadores que desenvolveram o estudo, quando o aparelho mostrar uma dilatação de oito centímetros é o momento de a mulher se encaminhar ao hospital.

Essa tecnologia, que vem substituir o exame de toque realizado pelos médicos, consiste em um sensor implantado no colo do útero que transmite informações via Bluetooth a um aparelho receptor, que pode ser um celular, por exemplo.

A invenção tem sido bem aceita entre especialistas, que acreditam que ela poupará incômodo para as mulheres e trabalho, tempo e dinheiro para os hospitais. Outros, por sua vez, acreditam que o controle hospitalar da gestante no pré-parto é fundamental, pois existem complicações que não podem ser previstas por aparelhos.

Os pesquisadores ressaltam, entretanto, que o protótipo desenvolvido funciona dentro da engenharia médica, mas que ainda são necessários testes clínicos para que sejam aprovados pelas autoridades de saúde.

Fonte: BBC, 03 de julho de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários