Notícias de saúde

Viver perto do mar pode fazer bem à saúde

01 de julho de 2013 (Bibliomed). Viver em locais próximos ao oceano pode ser muito benéfico à saúde mesmo com os riscos que essas localidades oferecem, como as inundações, tempestades, poluição e crescimento descontrolado de algas.

Uma nova pesquisa feita na Inglaterra avaliou dados de sensos do país, buscando observar de quais formas o mar afetava a saúde das pessoas. Eles notaram que pessoas que viviam na costa do país relatavam ter melhor saúde.

Os pesquisadores afirmam que é possível que algumas dessas pessoas tenham melhores condições socioeconômicas, e por isso tenham melhor acesso à saúde. Porém os resultados mostraram que os benefícios colhidos nessas regiões eram maiores em comunidades pobres.

O próximo passo da pesquisa é avaliar as razões de isso ocorrer. Estudos preliminares dos efeitos psicológicos da vida na costa indicam que viver no litoral diminui níveis de estresse. Desde o século 18 médicos receitam viagens à costa para melhorias da saúde. Assim, os pesquisadores analisarão o uso da exposição ao mar como terapia.

A pesquisa foi desenvolvida no University of Exeter's European Centre for the Environment.

Fonte: Live Science, 27 de junho de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários