Notícias de saúde

Melanoma é mais mortal em homens jovens

28 de junho de 2013 (Bibliomed). O melanoma é um tipo de câncer que atinge o tecido epitelial. Homens e mulheres são suscetíveis à doença, mas um novo estudo mostra que o melanoma é mais letal em pacientes masculinos que tenham entre 15 e 39 anos de idade..

A pesquisa, desenvolvida em Harvard, mostra que homens têm chances 55% maiores de morrerem devido ao melanoma do que as mulheres de mesma idade, independentemente do tamanho, tipo ou localização do tumor.

“Os resultados são tão consistentes que eles implicam uma diferença biológica fundamental na diferença entre o melanoma ‘feminino’ e o ‘masculino’”, explica o pesquisador Dr. David Fisher.

Os pesquisadores acreditam que as melhores chances de sobrevivência das mulheres podem estar relacionadas a melhores hábitos – como mais atenção à manutenção da saúde, ajudando na detecção de tumores em sua fase inicial, quando são mais tratáveis.

Mais estudos são necessários para que essa questão seja compreendida. Mas os resultados encontrados incentivam a implantação de intervenções comportamentais que incentivem o diagnóstico precoce do melanoma em homens.

A pesquisa foi publicada no periódico Journal of the American Medical Association.

Fonte: Live Science, 26 de junho de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários