Notícias de saúde

Chá e café podem diminuir pressão arterial

25 de junho de 2013 (Bibliomed). Estudo francês apresentado no European Society of Hypertension Annual Meeting (ESH 2013), que ocorreu de 14 a 17 de junho em Milão, na Itália, mostrou que o consumo de café e chá pode ajudar na redução da pressão arterial sistólica e diastólica.

Os pesquisadores analisaram dados de 176.437 indivíduos com idades entre 16 e 95 anos que haviam realizado check-ups no Centre d'Investigations Préventives et Cliniques, em Paris, na França, entre 2001 e 2011. Esses dados foram obtidos com base em questionários respondidos pelos pacientes referente ao consumo diário de café ou chá. Esses foram divididos em três grupos: indivíduos que não bebiam café ou chá; aqueles que consumiam entre uma e quatro xícaras por dia; e os que consumiam mais de quatro xícaras diárias das bebidas.

Os resultados mostraram que, em geral, o café é consumido com mais frequência do que o chá, embora houvesse diferenças entre os sexos – as mulheres são mais propensas a escolher chás e os homens a optarem pelo café.

O consumo de café também foi significativamente associado com o consumo de tabaco, com níveis mais elevados de colesterol, escores mais altos de estresse e maiores índices de depressão. O consumo de chá, por outro lado, foi associado com menores níveis de colesterol, mas altas pontuações de estresse e de depressão.

Após ajuste que incluíram estas e outras potenciais variáveis ​​interferentes, tanto o consumo de café e chá foi associado com uma redução significativa na pressão arterial sistólica e diastólica.

Os pesquisadores ressaltam que outros estudos têm sugerido uma relação entre o consumo de café e chá e pressão arterial, mas essas análises não foram conclusivas, e que não foi possível medir o teor de cafeína nas bebidas ingeridas. Alguns estudos sugeriram um benefício, enquanto outros não encontraram nenhuma relação entre o chá / café consumo e pressão arterial.

Fonte: European Societ of Hypertension Annual Scientific Meeting (ESH 2013), 14 a 17 de junho de 2013, Milão, Itália

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários