Notícias de saúde

Médicos saudáveis prescrevem mais mudanças no estilo de vida dos pacientes

24 de junho de 2013 (Bibliomed). Estudo apresentado no American Society of Hypertension Annual Meeting (ASH2013), que ocorreu de 15 a 18 de maio de 2013 em San Francisco, nos Estados Unidos, mostrou médicos e enfermeiros que têm hábitos saudáveis para saúde cardíaca são mais propensos a recomendar toda a gama de modificações de estilo de vida para prevenir a hipertensão.

Prestadores de cuidados primários que se exercitam frequentemente são duas vezes mais propensos do que seus colegas sedentários a recomendar seis intervenções que buscam tornar o estilo de vida do paciente mais saudável.

A mesma tendência pode ser observada entre os profissionais de saúde que possuem uma alimentação saudável, consumindo as cinco porções de frutas e legumes diárias recomendadas pelas autoridades de saúde: 78% tinham maior probabilidade de sugerir mudanças no estilo de vida dos pacientes (intervalo de confiança de 95% 1,17-2,70).

A pesquisa Docstyles, realizada on-line em 2012 com 1.001 médicos e 252 enfermeiros nos Estados Unidos, mostrou que os profissionais de saúde estavam em melhor forma do que a população geral, com apenas 13% de obesos em comparação com os 41% da população adulta norte-americana.

Cerca de dois terços dos entrevistados afirmaram ter se exercitado por, pelo menos, 30 minutos de um a quatro dias por semana e 49% afirmaram consumir as porções recomendadas de frutas e vegetais diários.

Questionados sobre as recomendações de saúde dada aos pacientes, 90% dos profissionais de saúde recomendaram a cessação do tabagismo; 95% a prática de atividades físicas; 90% a perda de peso; 90% a redução do sal; 89% uma dieta saudável; e 96% a limitação do uso de álcool. Ao todo, 56% recomendaram todas as seis intervenções de estilo de vida.

Essa proporção não varia de acordo com o índice de massa corporal, tabagismo, idade, sexo, raça ou etnia, definição prática, situação socioeconômica da população de pacientes tratados, anos de prática ou especialidade.

Fonte: American Society of Hypertension Annual Meeting (ASH2013), 15 a 18 de maio de 2013 em San Francisco, nos Estados Unidos

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários