Notícias de saúde

Amamentar na primeira hora de vida reduz o uso de chupeta

21 de junho de 2013 (Bibliomed). Bebês que mamam logo que nascem têm menos chances de usar chupeta ou mamadeira ao longo da infância, aponta estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Os pesquisadores focaram-se no uso de chupeta e mamadeira devido às consequências que essa prática traz para a saúde da criança, causando problemas como respiração bucal, alteração da linguagem, redução no tempo de aleitamento materno, otite (inflamações no ouvido), que impactam de forma negativa em toda a qualidade de vida da criança.

Foram utilizados dados de um estudo epidemiológico transversal que usou o banco de dados da II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais e no Distrito Federal (PPAM), realizada em 2008 pelo Ministério da Saúde (MS). No total, foram incluídas no estudo 34.366 crianças menores de um ano.

Os resultados mostraram que as crianças que mamavam logo após o parto faziam menos uso de chupetas, bicos artificiais e mamadeiras do que aqueles que recebiam aleitamento materno depois desse período.

Fonte: Agência USP, 19 de junho de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários