Notícias de saúde

O uso do adoçante é seguro?

18 de junho de 2013 (Bibliomed).O uso dos adoçantes é algo comum devido a uma série de motivos. Há quem os use para evitar o ganho de peso ou ajudar no emagrecimento e também para evitar os males que a ingestão de açúcar pode causar. Porém, o tema é polêmico, e há quem diga que esses substitutos podem ser nocivos.

Frente a essa questão, a American Heart Association e a American Diabetes Association analizaram evidências do uso dos principais substitutos não nutritivos do açúcar (SNNA), sendo eles o aspartame, o acesulfame K, o neotame, a sacarina, a sucralose a a stevia.

De acordo com Marcus Vinícius Bolívar Malachias – co-editor do Jornal da Sociedade Brasileira de Cardiologia – a maioria das pesquisas feitas sobre o tema oferece informações limitadas, até mesmo quanto à dificuldade de se perder peso usando essas substâncias. De acordo com ele tem sido divulgadas consequências desse uso, como o aumento da fome e do apetite, menor saciedade devido à falta de macronutrientes, maior estímulo ao consumo de alimentos e a armazenação de energia devido à menor ingestão de calorias, etc. Porém, ele alerta que essas postulações não foram comprovadas, e por isso não são confiáveis.

Apesar da divulgação desses problemas, o médico diz que os SNNAs são seguros para o consumo e são uma boa opção de troca, já que não engordam, não causam riscos de desenvolvimento de cáries e também são fortes aliados no controle do diabetes. Além disso, o uso oferece poucos riscos de efeitos colaterais.

Ainda assim, é importante estar bem informado. O uso de qualquer substância deve ser moderado e discutido com um profissional. Somente o especialista pode indicar o quão adequado e seguro a substância em questão será para o caso específico do seu paciente.

Fonte: Jornal SBC, Ano XX – Número 130. Maio 2013. Pg. 14

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários