Notícias de saúde

Exposição a bisfenol-A pode gerar obesidade em meninas

17 de junho de 2013 (Bibliomed). Meninas com idades entre nove e 12 anos com níveis elevados de bisfenol-A (BPA) na urina têm o dobro do risco de serem obesas do que meninas com níveis baixos de BPA.

Os pesquisadores do Kaiser Permanente Division of Research, nos Estados Unidos, analisaram 1.326 crianças com idade entre quatro e 12 anos em três escolas de Xangai, na China. Além das amostras de urina, os pesquisadores obtiveram informações sobre outros fatores de risco para obesidade, como hábitos alimentares, atividade física, saúde mental e histórico familiar.

O estudo, publicado na revista PLoS One, mostrou que meninas com um nível superior à média de BPA na urina - 2 microgramas por litro ou mais - foram associadas com o dobro do risco de ter um peso corporal acima de 10% para meninas de sua idade.

O BPA é utilizado na fabricação de produtos de plástico, tendo sido utilizado durante décadas na produção de garrafas plásticas, mamadeiras, copos para bebês, entre outros produtos. Devido a evidências de que o contato com esse pode trazer malefícios à saúde, sua utilização foi proibida em vários países, incluindo o Brasil.

Fonte: UPI, 13 de julho de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários