Notícias de saúde

Infecções e doenças autoimunes aumentam risco de distúrbios do humor

14 de junho de 2013 (Bibliomed). Pessoas que sofrem de problemas autoimunes ou que estejam enfrentando infecções correm mais riscos de desenvolverem distúrbios de humor mais tarde em suas vidas.

De acordo com um estudo dinamarquês, que incluiu mais de três milhões de pessoas, pacientes hospitalizados devido a infecções tinham chances 62% maiores de desenvolverem uma condição dentro desse espectro. Já os pacientes de doenças autoimunes tinham chances 45% maiores.

O número de hospitalizações devido a essas condições também aumentava as chances de essas pessoas desenvolverem o distúrbio. Pessoas hospitalizadas três vezes com infecções durante o estudo tinham riscos dobrados de desenvolverem um distúrbio de humor. E pessoas hospitalizadas sete vezes tinham riscos triplicados.

O estudo encontrou apenas uma associação e não pode comprovar que as infecções ou doenças autoimunes foram as causas dos distúrbios de humor. Essa ligação pode sofrer interferências de outros fatores. Assim, mais estudos são necessários para que os pesquisadores obtenham esclarecimentos sobre o assunto.

A pesquisa foi publicada no periódico JAMA Psychiatry.

Fonte: Live Science, 12 de junho de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários