Notícias de saúde

Futebol pode causar danos cerebrais

13 de junho de 2013 (Bibliomed).  No meio de uma partida de futebol vale tudo para fazer o gol, até mesmo usar a cabeça. Contudo, pesquisadores do Centro Médico Montefiore, nos Estados Unidos, alertam para o fato de que cabecear frequentemente pode causar danos cerebrais.

Segundo os estudiosos, jogadores de futebol que cabeceiam com frequência atêm pior desempenho em testes de memória, além de apresentar anormalidades cerebrais semelhantes às encontradas em pacientes com traumatismo crânio-encefálico.

Michael Lipton, autor do estudo, diz que como o esporte é muito popular e praticado por pessoas de todas as idades, incluindo crianças, é preocupante essa descoberta.

De acordo com levantamento inicial, jogadores de futebol cabeceiam a bola de seis a 12 vezes durante um jogo. Apesar do impacto da bola com a cabeça poder causar concussões, isso não é comum. Entretanto, cabecear repetitivamente pode desencadear uma série de respostas que pode levar À degeneração das células cerebrais ao longo do tempo.

Fonte: Diário da Saúde, 12 de junho de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários