Notícias de saúde

Anestesia geral aumenta o risco de demência em 35%

10 de junho de 2013 (Bibliomed). Estudo apresentado na reunião anual da Sociedade Europeia de Anestesiologia mostrou que a exposição à anestesia geral pode aumentar o risco de demência em idosos em até 35%.

Realizado por pesquisadores franceses, da Universidade de Bordeaux, o estudo envolveu dados de cerca de 9.000 participantes que receberam anestesia entre 1999 e 2001. Os voluntários com 65 anos ou mais foram entrevistados no início do estudo, dois, quatro, sete e 10 anos mais tarde. Cada exame incluiu uma avaliação cognitiva completa com rastreio sistemático de demência.

Os resultados mostraram que os participantes que haviam recebido pelo menos uma anestesia geral tinham um risco 35% maior de desenvolver demência do que aqueles que nunca haviam recebido esse tipo de anestesia.

De acordo com os pesquisadores, uma das possíveis causas para esse problema é a chamada disfunção cognitiva pós-operatória (POCD), que é uma complicação comum em pacientes idosos após cirurgias de grande porte. Segundo os pesquisadores, acredita-se que existe uma associação entre POCD e o desenvolvimento de demência devida a um mecanismo patológico comum através do peptídeo beta amilóide.

Fonte: UPI, 31 de maio de 2013

Saiba mais sobre demência em Boa Saúde

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários