Notícias de saúde

O equilíbrio entre o custo e a eficácia de tratamentos para o câncer

23 de maio de 2013 (Bibliomed). Os novos tratamentos oncológicos são extremamente importantes para os pacientes a que eles são prescritos, e exemplo disso é a forma como essas pessoas estão dispostas a pagar de seus próprios bolsos e também a forte demanda para que eles sejam oferecidos por seguradores.

Porém, com o aumento dos preços dos tratamentos para o câncer, como é possível que as terapias sejam mantidas a preços acessíveis e os pacientes continuem tendo acesso a elas?

De acordo com um novo estudo sendo apresentado na reunião deste ano da Sociedade Internacional para Farmacoeconomia e Pesquisa de Resultados (ISPOR), uma forma de lidar com a questão seria a análise de eficácia em relação a custos. Porém, essa questão traz um problema: nem sempre a relação custo-eficácia está de acordo com as preferências dos pacientes.

Assim, é importante considerar sempre as opiniões de quem sofre com a doença, para seja possível conseguir uma forma mais adequada e benéfica de orientar a forma como acontece a determinação dos preços.

Cabe à literatura médica propor novas abordagens para a avaliação de custo dos tratamentos oncológicos, e aos manufaturadores tomarem decisões inovadoras de disponibilização de seus produtos.

A 18ª reunião anual da ISPOR - International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research acontece em New Orleans, entre os dias 18 e 22 de maio de 2013.

Fonte: International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research 18th Annual Meeting, 18 a 22 de maio em New Orleans, EUA. Abstract – IP3.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários