Notícias de saúde

Mulheres exageram mais no consumo de álcool do que homens

21 de maio de 2013 (Bibliomed). Os homens tendem a consumir mais bebidas alcoólicas do que as mulheres, mas isso não significa que elas não exagerem mais nos seus próprios limites do que seus companheiros masculinos.

De acordo com um estudo americano, 65% das universitárias do país cursando seu primeiro ano de ensino superior bebiam mais do que o limite recomendado pelo instituto americano de abuso de álcool e alcoolismo (NIAAA). O instituto aconselha que mulheres não bebam mais que sete drinks por semana. Dos homens nesse mesmo grupo social, 60% excediam a recomendação para o gênero de 14 drinks semanais.

A pesquisa, desenvolvida na Universidade de Harvard, mostra também que as mulheres cometiam mais exageros do que os homens em relação às semanas em que o limite de bebidas era ultrapassado. Em 15% das semanas em um ano elas beberam mais do que deviam, sendo que essa quantidade foi de 12% para os homens.

“Nós sabemos que as mulheres têm mais probabilidade de terem risco de doenças em níveis muito mais baixos de consumo de álcool”, explica a pesquisadora Bettina Hoeppner. A pesquisadora acredita que essa informação deveria estar mais visível, e que é necessário educar esses jovens quanto aos riscos desse comportamento. “Elas não estão ficando bêbadas a qualquer momento. Elas não estão bebendo compulsivamente. (...) Eu acho que é importante pelo menos, de alguma forma, dar alguma educação para que as mulheres não estabeleçam padrões insalubres de (consumo de álcool) quando deixarem a faculdade”, completa.

A pesquisa foi publicada no periódico Alcoholism: Clinical and Experimental Research.

Fonte: Live Science, 17 de maio de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários