Notícias de saúde

Videogames combatem déficit cognitivo causado por quimioterapia

20 de maio de 2013 (Bibliomed). A quimioterapia pode ser benéfica na luta contra o câncer, mas seu uso traz muitos efeitos colaterais. Os pacientes enfrentam náusea, perda de cabelo e fadiga. Além disso, um problema pouco conhecido pode surgir também - o declínio cognitivo.

De acordo com um novo estudo, essa complicação pode ser minimizada com videogames. Em um experimento, mulheres que jogaram videogames online – como buscar palavras, planejar rotas, resolver quebra cabeças e girar objetos mentalmente – melhoraram suas funções cognitivas após usarem os programas por três meses. Os jogos utilizavam diversas habilidades cognitivas, como a fluência verbal e a memória.

Os pesquisadores selecionaram 41 mulheres que tinham câncer de mama. Enquanto algumas compuseram um grupo controle, as outras jogaram no computador quatro vezes por semana durante aproximadamente 90 dias. As mulheres deste grupo mostraram melhoras maiores na busca de palavras, rapidez de pensamento e memória verbal. Elas também disseram ter menos problemas no seu dia a dia com limitações cognitivas.

Assim, os resultados encontrados mostram que pacientes de câncer que sofrerem déficits cognitivos podem se beneficiar de tratamentos comportamentais não-farmacológicos, como esses exercícios cerebrais.

A pesquisa foi publicada no periódico Clinical Breast Cancer.

Fonte: My Health News Daily, 16 de maio de 2013 

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários